Meu trabalho...

O Professor Alexandre, profissional na área de Educação Física, desempenha a sua função com muita responsabilidade, comprometimento e criatividade. A afetivadade é uma das caracteristicas que admiro em seu trabalho, planeja a sua proposta de trabalho com profissionalismo, objetividade e na prática o carinho e atenção para com os seus educandos é bastante presente e visível. É muito bom te-lo na Administração da Prefeitura, pois é um profissional que faz a diferença na Educação. Não mede esforços, participa dos Eventos da Unidade Escolar em que trabalha, bem como da Secretaria de Educação".
Um grande abraço,

Armelinda Walz Schmitt
Orientadora Educacional

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Desempoeirando o blog!!











Olá  Pessoal;

Foram alguns meses sem publicações devido a várias outras obrigações que me ocuparam bastante o tempo. Neste periodo estive em competição com minha equipe de atletas, logo após iniciamos a preparação do grupo de dança da escola onde trabalho (aliás, eles deram show no Festival Criança em Dança aqui da cidade. Ritmo Hip Hop, música Bons Tempos do Pregador Luo), foram 2 meses de ensaios, mas valeu a pena, entre outros compromissos que estive a frente.
Mas voltamos e agora estamos preparando as próximas publicações. Posso adiantar que vem bastante coisa de atletismo e esporte adaptado, estamos terminado estes projetos na escola e logo teremos as fotos e atividades para expor.



abraços a todos;
Fiquem com Deus e até mais!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROJETO MOVIMENTO EM FAMILIA


Nos dias 10, 11, 12 e 13 de maio, o professor Xande juntamente com a professora Sheila (Profª Jardim III) estarão executando o Projeto Movimento em Família com os alunos do Jardim III da E.M. Profª Sarita Beck Rezende.
O projeto visa mostrar para a família a importância do exercício físico para se obter uma melhor qualidade de vida em todas as fases da vida. (infância, adolescência, fase adulta e melhor idade), e seu objetivo principal é promover a pratica de atividade física em família.


O projeto foi dividido em 4 partes;

1.       TAREFA NA ESCOLA. Explicação e conversa com os alunos sobre a importância da pratica de exercício físico em todas as idades e fases da vida.

Assuntos Abordados;

v      Sedentarismo,
v      Boa alimentação,
v      Pratica constante de atividade física.


2.       TAREFA NA ESCOLA. Atividade física recreativa na escola.


3.       TAREFA PARA A FAMÍLIA. Os pais deverão realizar alguma atividade física ou brincadeira de no mínimo 30 minutos com seus filhos.
Ex: jogar futebol junto com o filho, caminhar, correr, andar de bicicleta entre outros.


4.       TAREFA PARA A FAMÍLIA Os pais e os alunos deverão relatar um depoimento de como foi o momento de exercício junto com o filho. Neste depoimento deverá constar que atividade foi realizada, quanto tempo, quantas pessoas participaram, como foi o decorrer da atividade e o porquê praticar exercícios físicos.



         Por fim foi lida pela professora Sheila junto com os alunos e logo depois enviada para os pais uma historia que tem como titulo “Quanto vale uma hora com meu filho” uma historia que foi adaptada aos dias de hoje pelo professor Xande. Esta historia tem por objetivo “cutucar” alguns pais que muitas vezes dão mais valor à uma hora de trabalho do que à uma hora junto com seu filho.
Segundo o professor a idéia foi oportunizar um momento de aprendizagem entre família, um momento que agregasse valor a diversão, não somente a brincadeira, mas o porquê estamos brincando, claro, com o complemento na escola.
Após a realização da atividade em familia os mesmos deverão mandar por escrito um depoimento relatando    como foi a atividade em familia, neste depoimento os pais junto com os alunos deverão colocar qual atividade foi realizada, quanto tempo e se acharam legal.


Mais uma sugestão de projeto que contribui para a integração da familia e a escola.

Como diz uma aluno meu:
"Valeu Prô, essa é massa" (hehehe)

Sucesso a todos!!!

quinta-feira, 31 de março de 2011

TODO O DIA É DIA DE FALAR A VERDADE

BINGO DA VERDADE 


Em uma sociedade em que muitas vezes a vulgaridade e obscenidade são consideradas “cultura popular” e ilusões e fantasias servem apenas para atrapalhar a formação de nossas crianças, como por exemplo, o “1º DE ABRIL” (dia da mentira), é necessário que o professor por mínimo que seja sua parte, deve direcionar seus alunos ao comprometimento com os valores morais e éticos, valorização da família e respeito a todos.
Para promover e despertar estes valores o professor Alexandre Oliveira (Xande), desenvolveu a brincadeira “Bingo da Verdade”.
Esta brincadeira promove as qualidades e erros dos alunos, Os alunos juntamente com o professor irão debater sobre palavras que eles consideram “erros ou qualidades” deles mesmo, sendo que os mesmo deverão ser sinceros e retratar a verdade da sala.
Ao fim serão definidas 10 palavras que são consideradas qualidades e 10 que serão consideradas erros pelos alunos, onde eles criaram uma cartela com apenas 8 palavras das 20 definidas, lembrando que na cartela deverá conter palavras Erros e palavras consideradas Qualidades.
O professor irá sortear uma palavra de cada vez estando as 20 no mesmo pote. Quem completar as 8 palavras primeiro será premiado.
A brincadeira visa tratar de valores muitas vezes esquecidos, como sempre falar a verdade, respeitar a todos, coisas tão simples, mas que não são incorporadas muitas vezes nas disciplinas especifica.

Mais uma sugestão para a galera;
Sucesso a todos!!!


quarta-feira, 23 de março de 2011

Olá pessoal!!!

Brincadeiras com arcos ou bamboles.

Por toda escola que ja passei encontrei diversos tipos de materiais, em algumas escolas poucos (as vezes quase nada), em outros lugares varias coisas. porem em todas quase como uma regra o abençoado arco/bambole estava presente, alguns grande feito com materio de qualidade outros feitos com mangueira d'agua.
Este companheiro dos profissionais de educação física se usado de maneira correta e criativa traz para as aulas imensas contribuições, agrega valor a aula e proporciona aprendizagem.

Podemos usar os arcos/bamboles de diferentes formas, desde como obstaculo de circuito a brincadeiras com os membros do corpo.Algumas dicas;

Até os 3 anos de idade:

A) Com apenas um arco, posicionar em duplas um de frente para o outro à uma determinada distância, rolar o arco/bambole.
B) Após utilizar dois arcos/bamboles e fazer com que rolem os arcos/bamboles ao mesmo tempo um para o outro.
C) Em duplas um aluno se manterá imóvel e o outro com  vários arcos/bamboles tentara lançar o máximo de arcos/bamboles que conseguir no colega imóvel.

D) A brincadeira do DENTRO e FORA é sempre bem aceita pelas crianças desta faixa etária.
O professor posiciona todos em círculo cada um com um arco/bambole no chão, no comando do professor os alunos deverão pular para dentro ou para fora do arco/bambole, daí o nome da brincadeira, o professor fala DENTRO todos pulam para dentro do arco/bambole, o professor fala FORA, todos pulam fora do bambole.

E) Lançar o arco/bambole e após tentar passar por dentro dele em movimento é uma brincadeira também que as crianças aproveitam muito.

F) Amarelinha maluca: posiciona varios arcos no chão como se fosse uma amarelinha porém modifica-se a posição de alguns arcos, tipo em um lugar que na amarelinha era para pular com as duas pernas deixa apenas um arco obrigando a criança a pular com apenas uma perna.
nesta brincadeira o professor pode acrescentar dificuldade e variar o estilo da amarelinha, vai da criatividade.

Lembramos que o blog promove atividades que exploram a criatividade do profissional, seguindo aquele ditado que um grande presidente usava muito, NÃO DAMOS O PEIXE, ENSINAMOS A PESCAR.


SUCESSO A TODOS!!



quarta-feira, 9 de março de 2011

Como trabalhar a Coordenação Motora Fina.

Como sabemos, é muito importante e de dever do professor de educação física trabalhar e estimular o bom desenvolvimento da coordenação motora fina, pois, o bom desenvolvimento da mesma, contribui para melhor aprendizado na hora da alfabetização e descoberta da escrita.
mas afinal o que é exatamente a coordenação motora fina? trata-se da capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex; Recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, etc.


Vou sugerir uma atividade que sempre da certo em minhas aulas de educação física e que as crianças amam.


Amassar bolinhas de papel crepon, após desenhar um boneco ou figura qualquer e pedir que as crianças colem suas bolinhas na figura. fica um trabalho super legal que você pode depois expor a todos.

terça-feira, 8 de março de 2011

Estafetas: Brincando com objetivo.

estafeta com certeza é uma maneira legal de atingir os objetivos nas aulas de educação fisica.
estafetas são brincadeiras realizadas no formato de equipes que ficam em ordem de colunas, onde é obrigatorio a participação de todos os componentes na execução da tarefa. o mais importante da estafeta é a particularidade que o professor tem em criar os diferentes desafios aos alunos, ele pode criar tarefas de niveis simples como:


Ex:
1) Formação em coluna a equipe deve passar a bola de mão em mão por baixo das pernas, o ultimo da fila deve pegar a bola e se posicionar na frente dando inicio novamente a brincadeira, ganha a equipe que terminar primeiro, todos realizarem a prova.

2) Levando um ovo ou bolinha de ping-pong na colher dar a volta em um cone posicionado a uma determinada distancia, depois retornar a fila, ganha a equipe que todos os componentes realizarem primeiro a tarefa.


Ou até mesmos tarefas mais complexas como:

Ex:

3) Em colunas, um aluno deverá levar a bola até um bambole a uma distancia determinada, este deve retornar tocar a mão do próximo que deverá fazer o caminho inverso, trazendo novamente a bola para a fila, por isso o nome da brincadeira ser leva e traz.

4) Em colunas os componentes da equipe deverão em duplas um levar o outro até determinada distancia dando a volta em um cone, trocando o carregador e retornando a fila.



Estafetas oportunizam a criatividade, e é importante que quem trabalha principalmente com educação física desenvolva sua criatividade. pois apenas  realizar atividades que outros criaram minimiza sua própria capacidade como professor.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Circuito Psicomotor; aprendendo brincando.

Uma idéia bacana de trabalhar o desenvolvimento motor são os circuitos, o professor a partir destes circuitos pode atingir com grande êxito os objetivos que são propostos pela orientação.
os circuitos podem ser montados de maneira interdisciplinar, unindo conhecimento a prática, educação física a matemática e diversas matérias, pois, o circuito pscicomotor é um trabalho que envolve exercício  motor e mental.
Criar obstáculos que necessitem de raciocínio, que requerem exercício mental de conhecimentos diversos antes mesmo da execução motora, contribui muito no desenvolvimento integral do educando.

Exemplos:

Diversos bamboles coloridos em sequencia: A criança deverá saltar(exercício motor) de um para outro e identificar/falar que cor é o bambole que ela esta (exercício mental).

Pneus coloridos em sequencia: A criança deverá passar pelos pneus elevando os joelhos aleatoriamente (exercício motor), ao mesmo tempo identificando/falando com qual perna, se direita ou esquerda, esta pisando em que determinada cor de pneu(exercício mental).



Por baixa de cordas (estilo exército): passar se arrastando por baixo de cordas esticadas( exercício motor), nas cordas estará penduras letras, durante a passagem do aluno este deverá pega-las, na saída montar a palavra (exercício mental).

O professor deve ser bastante criativo, é possível usar os bancos do refeitório, cordas, bolas, cones, caixas, baldes com pequenas quantidades de agua, litros, são vários os materiais que contribui no trabalha basta o profissional monta-los de maneira correta e eficiente, respeitando sempre as características biológicas de cada criança.

Usar a criatividade na hora de montar o circuito e ficar sempre de olho.

Sucesso Professores.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Atividades de Rotina!!! Podem ser usadas em diversos planejamentos!!

Existem atividades que podem ser usadas muitas vezes em diferentes planejamentos com diferentes objetivos, o importante é sempre rever os objetivos que pretendemos alcançar com a atividade.
Atividades de "Pega" (Pega-pega, Pega-corrente, Pega-tubarão, Pega-de-dupla, Pega-congela, Pedra, ponte, arvore, Pega de abraçar ou pegar no colo, Nunca três.), são exemplos de brincadeiras que as crianças não deixam de gostar nunca, e podem ser observadas com diferentes objetivos, vai do professor usa-las da maneira que preferir, lembrando que é possível criar variações das mesmas, pois, elas são bem simples e propiciam mudanças tanto para professor, como para o próprio aluno inventar.

PEGA CORRENTE: Posição inicial em circulo após arrebenta o circulo apenas entre duas crianças, criando duas pontas, o professor determina uma ponta como pegadora e a outra ponta como fugitiva, sendo que todos não podem soltar as mãos, a turma deve ao mesmo tempo ajudar o pegar acompanhando ele como também deve ajudar o fugitivo a fugir.
Sugestões para objetivos: Oportunizar o trabalho em equipe, coordenar e executar movimentos, estratégia de grupo, agilidade.

PEGA TUBARÃO: Posição inicial; todos no fundo da quadra, o professor determina um que terá a função de tubarão, este ficará no centro da quadra e deverá se movimentar apenas sobre a linha central (onde há quadra desenhada no chão, onde não há, se faz uma linha de giz ou posiciona uma linha), nem pra frente nem para traz o tubarão deverá pegar apenas sobre a linha correndo lateralmente sempre.
ao sinal do professor todos que estão ao fundo da quadra devem passar para o outro lado, quem for pego torna-se um ajudante do tubarão, seguindo as mesmas regras.
Sugestões de objetivos: trabalhar em equipe, lateralidade, noção de espaço, coordenação motora, agilidade.

PEGA DE ABRAÇAR OU PEGAR NO COLO: Esta é um exemplo de uma variação do pega de duplas, posição inicial é solicitar que as crianças formem duplas, podem correr apenas de mãos dadas, determina-se uma dupla pegadora, o diferencial deste pega  é que quando os pegadores se aproximam ainda há uma chance de não serem pegos, basta se abraçarem ou um pegar o outro no colo.lembrando que não podem ficar parados no mesmos lugares devem usar desta opção só quando necessário.
Sugestões de objetivos: Trabalhar a afetividade, oportunizar parcerias, coordenação motora, agilidade

NUNCA TRÊS: Forma-se duplas e os posiciona espalhados pela quadra, podem também formar um grande circulo, como o professor preferir, eles podem ficar sentados ou em pé, devem ficar posicionados um ao lado do outro ou um na frente do outro. o professor determina um pegador e um fugitivo.
o fugitivo deverá fugir e quando preferir devera se posicionar ao lado de uma dupla, estando um a frente do outro deverá optar pela frente ou a traz da dupla, o lado oposto deverá fugir, (Ex: parando na direita da dupla o da esquerda deverá fugir/ parando na frente da dupla, o que esta a traz foge). lembrando que o professor deve estimular a participação de todos.
Sugestões de objetivos: despertar o trabalho em parceria, coordenação motora, agilidade, raciocínio rápido.


São brincadeiras simples que trazem muitos benefícios aos educandos e alegram a aula de educação física.
Porém deve-se cuidar a faixa etária das crianças, e respeitar as características biológicas das mesmas, teoricamente estas brincadeiras são indicadas para crianças a partir dos 5 anos de idade, mas na pratica sabemos que existem crianças que mesmo tendo idade possuem características biológicas ainda em desenvolvimento ou limitadas.
O legal também é que esta atividades são muito bem aceitas pelos adolescentes, alunos do ensino fundamental.


Fica aqui a nossa primeira dica, usar das coisas simples, muitas vezes sem material nenhum, como nestes exemplos e mesmo assim realizar uma aula muito legal.


Espero que gostem!!
Sucesso!!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Gincana Legal na E.M. Sarita Beck Rezende, da início as aulas de educação física na unidade.

Nos dias 23, 24 e 25/02), o professor de Educação Física, Alexandre Santos de Oliveira,  conhecido  como Prof. Xande, realizou com os alunos a gincana das comidas, com provas e tarefas durante as aulas do professor. 
A "gincana legal", como denominou o professor, teve como objetivo trabalhar o desenvolvimento psicomotor: a união entre o controle motor e o controle psicológico. Foram atividades que tinham como o objetivo o pensar antes de executar, o raciocinar rápido e a execução motora.
Participaram da competição os alunos do 4º e 5º ano matutino e o 3º ano vespertino. A disputa ocorreu por turma e dentro de cada turma, foram criadas equipes que competiram entre si. O prêmio foi uma caixa de chocolate do tipo BIS. A competição fez parte do planejamento semanal do professor.
"A criança é concebida como um ser dinâmico, que todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação constante com o ambiente faz com que a criança construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-la funcionar, para tal a gincana tem como foco oportunizar a descobertas e desenvolve as capacidades da criança" afirmou o professor Alexandre.