Uma idéia bacana de trabalhar o desenvolvimento motor são os circuitos, o professor a partir destes circuitos pode atingir com grande êxito os objetivos que são propostos pela orientação.

os circuitos podem ser montados de maneira interdisciplinar, unindo conhecimento a prática, educação física a matemática e diversas matérias, pois, o circuito pscicomotor é um trabalho que envolve exercício motor e mental.
Criar obstáculos que necessitem de raciocínio, que requerem exercício mental de conhecimentos diversos antes mesmo da execução motora, contribui muito no desenvolvimento integral do educando.
Exemplos:
Diversos bamboles coloridos em sequencia: A criança deverá saltar(exercício motor) de um para outro e identificar/falar que cor é o bambole que ela esta (exercício mental).
Pneus coloridos em sequencia: A criança deverá passar pelos pneus elevando os joelhos aleatoriamente (exercício motor), ao mesmo tempo identificando/falando com qual perna, se direita ou esquerda, esta pisando em que determinada cor de pneu(exercício mental).

Por baixa de cordas (estilo exército): passar se arrastando por baixo de cordas esticadas( exercício motor), nas cordas estará penduras letras, durante a passagem do aluno este deverá pega-las, na saída montar a palavra (exercício mental).

O professor deve ser bastante criativo, é possível usar os bancos do refeitório, cordas, bolas, cones, caixas, baldes com pequenas quantidades de agua, litros, são vários os materiais que contribui no trabalha basta o profissional monta-los de maneira correta e eficiente, respeitando sempre as características biológicas de cada criança.
Usar a criatividade na hora de montar o circuito e ficar sempre de olho.
Sucesso Professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário