Existem atividades que podem ser usadas muitas vezes em diferentes planejamentos com diferentes objetivos, o importante é sempre rever os objetivos que pretendemos alcançar com a atividade.
Atividades de "Pega" (Pega-pega, Pega-corrente, Pega-tubarão, Pega-de-dupla, Pega-congela, Pedra, ponte, arvore, Pega de abraçar ou pegar no colo, Nunca três.), são exemplos de brincadeiras que as crianças não deixam de gostar nunca, e podem ser observadas com diferentes objetivos, vai do professor usa-las da maneira que preferir, lembrando que é possível criar variações das mesmas, pois, elas são bem simples e propiciam mudanças tanto para professor, como para o próprio aluno inventar.
PEGA CORRENTE: Posição inicial em circulo após arrebenta o circulo apenas entre duas crianças, criando duas pontas, o professor determina uma ponta como pegadora e a outra ponta como fugitiva, sendo que todos não podem soltar as mãos, a turma deve ao mesmo tempo ajudar o pegar acompanhando ele como também deve ajudar o fugitivo a fugir.

Sugestões para objetivos: Oportunizar o trabalho em equipe, coordenar e executar movimentos, estratégia de grupo, agilidade.
PEGA TUBARÃO: Posição inicial; todos no fundo da quadra, o professor determina um que terá a função de tubarão, este ficará no centro da quadra e deverá se movimentar apenas sobre a linha central (onde há quadra desenhada no chão, onde não há, se faz uma linha de giz ou posiciona uma linha), nem pra frente nem para traz o tubarão deverá pegar apenas sobre a linha correndo lateralmente sempre.
ao sinal do professor todos que estão ao fundo da quadra devem passar para o outro lado, quem for pego torna-se um ajudante do tubarão, seguindo as mesmas regras.
Sugestões de objetivos: trabalhar em equipe, lateralidade, noção de espaço, coordenação motora, agilidade.
PEGA DE ABRAÇAR OU PEGAR NO COLO: Esta é um exemplo de uma variação do pega de duplas, posição inicial é solicitar que as crianças formem duplas, podem correr apenas de mãos dadas, determina-se uma dupla pegadora, o diferencial deste pega é que quando os pegadores se aproximam ainda há uma chance de não serem pegos, basta se abraçarem ou um pegar o outro no colo.lembrando que não podem ficar parados no mesmos lugares devem usar desta opção só quando necessário.
Sugestões de objetivos: Trabalhar a afetividade, oportunizar parcerias, coordenação motora, agilidade
NUNCA TRÊS: Forma-se duplas e os posiciona espalhados pela quadra, podem também formar um grande circulo, como o professor preferir, eles podem ficar sentados ou em pé, devem ficar posicionados um ao lado do outro ou um na frente do outro. o professor determina um pegador e um fugitivo.
o fugitivo deverá fugir e quando preferir devera se posicionar ao lado de uma dupla, estando um a frente do outro deverá optar pela frente ou a traz da dupla, o lado oposto deverá fugir, (Ex: parando na direita da dupla o da esquerda deverá fugir/ parando na frente da dupla, o que esta a traz foge). lembrando que o professor deve estimular a participação de todos.
Sugestões de objetivos: despertar o trabalho em parceria, coordenação motora, agilidade, raciocínio rápido.
São brincadeiras simples que trazem muitos benefícios aos educandos e alegram a aula de educação física.
Porém deve-se cuidar a faixa etária das crianças, e respeitar as características biológicas das mesmas, teoricamente estas brincadeiras são indicadas para crianças a partir dos 5 anos de idade, mas na pratica sabemos que existem crianças que mesmo tendo idade possuem características biológicas ainda em desenvolvimento ou limitadas.
O legal também é que esta atividades são muito bem aceitas pelos adolescentes, alunos do ensino fundamental.
Fica aqui a nossa primeira dica, usar das coisas simples, muitas vezes sem material nenhum, como nestes exemplos e mesmo assim realizar uma aula muito legal.
Espero que gostem!!
Sucesso!!